APRESENTAÇÃO


O Brasil passa por um momento histórico de profundas discussões sobre a política e a qualidade das suas instituições de ensino. Nesta fase de reordenação, governo e sociedade vêm pressionando, cada vez mais, as instituições de ensino a voltarem-se para a qualidade e a assumir as suas responsabilidades.

Deste modo, foi instituído, pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com proposta de a avaliação institucional ser como centro do processo avaliativo.

Para tal, a avaliação institucional tem como fundamento a integração de diversos instrumentos com base em uma concepção global e o respeito à identidade e à diversidade institucionais.

Para realizar a Avaliação Institucional da Faculdade CENBRAP, a IES instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão de natureza consultiva e suplementar da Administração Superior, com atribuições de elaboração, implementação, aplicação e monitoramento do processo de autoavaliação institucional.

A ações de Avaliação Institucional realizadas pela CPA são permanentes, e buscam envolver toda a comunidade acadêmica, desenvolvendo a cultura de avaliação na Faculdade CENBRAP. Acredita-se que em decorrência deste envolvimento da comunidade como sujeitos da avaliação, ela passa a se apropriar dos resultados, e acompanhar as transformações e mudanças no patamar de qualidade.

Para a Faculdade CENBRAP, a Avaliação Institucional é uma ferramenta importante para o planejamento e gestão educacional, contribuindo para o autoconhecimento da organização. Ela permite verificar o efetivo cumprimento da missão institucional e oferece, ainda, subsídios para os cursos reprogramarem e aperfeiçoarem seus projetos pedagógicos.

Nesse sentido, é decisiva para que se possam perceber com clareza os erros e acertos e para que propostas possam ser encaminhadas e mudanças qualitativas possam ser efetuadas.

A Autoavaliação da Faculdade CENBRAP é realizada com base nas Orientações Gerais para a Autoavaliação desenvolvidas pelo CONAES/INEP (2004), onde as divide em 10 (dez) dimensões no âmbito institucional:

  • Dimensão 1: A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Dimensão 2: A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão
  • Dimensão 3: A responsabilidade social da instituição
  • Dimensão 4: A comunicação com a sociedade
  • Dimensão 5: As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo
  • Dimensão 6: Organização e gestão da instituição
  • Dimensão 7: Infraestrutura física
  • Dimensão 8: Planejamento e avaliação institucional
  • Dimensão 9: Políticas de atendimento aos estudantes
  • Dimensão 10: Sustentabilidade financeira


MEMBROS DA CPA


Presidente da CPA: Profa Dra Rosiane Dias Mota
Representante Docente: Profa Dra Rosiane Dias Mota
Representante Técnico-administrativo: Dilvanete França Machado
Representante da Sociedade Civil Organizada: Felipe Guimarães Ribeiro de Ribeiro
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QUESTIONÁRIOS


- Questionário de Avaliação pelos Alunos da Pós-Graduação Lato Sensu
- Questionário CPA - Comunidade Externa
- Questionário de Avaliação pelos Professores da Graduação
- Questionário CPA - Egressos
- Questionário de Avaliação pelos Funcionários Técnico-Administrativos


RELATÓRIOS E DOCUMENTOS


- Relatório dos Resultados de 2019
- Síntese dos Resultados de 2019
- Divulgação 2019
- Divulgação 2020


PLANO DE AÇÃO COM BASE NOS RESULTADOS DE 2019


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LINKS PARA RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS


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