REVISTA CENBRAP EM FOCO


CENBRAP em Foco Nº 1 CENBRAP em Foco Nº 2
CENBRAP em Foco Nº 3
CENBRAP em Foco Nº 4


REVISTA ELETRÔNICA FACULDADE CENBRAP


 


INFORMAÇÕES / ESTRUTURA


  • APRESENTAÇÃO

    A Faculdade CENBRAP, com a missão de impactar na construção de uma sociedade mais ética, justa, inovadora e consciente, criou a Revista Eletrônica da Faculdade CENBRAP com o objetivo de contribuir para a construção e disseminação do conhecimento, da pesquisa e dos processos de inovação tecnológica.

    A Revista Eletrônica da Faculdade CENBRAP consiste em uma publicação científica aberta a publicação, em meio eletrônico, de artigos científicos, relatos de pesquisa, cartas pedagógicas, e resenhas produzidos por pesquisadores, docentes e discentes.

    A Revista Eletrônica da Faculdade CENBRAP tem caráter multidisciplinar, com publicação semestral e acesso gratuito. Suas atividades se iniciaram em janeiro de 2020. A Revista possui uma equipe editorial qualificada para a avaliação e revisão dos textos submetidos em todas as áreas do conhecimento, escritos na língua portuguesa.

    A Faculdade CENBRAP, por meio desta publicação, contribui para a produção e comunicação técnico-científica brasileira.

  • CONSELHO EDITORIAL / CIENTÍFICO

    EDITORES
    Profa Dra Rosiane Dias Mota (FACULDADE CENBRAP)
    Prof Esp Marcos Henrique Mendanha (FACULDADE CENBRAP)

    CONSELHO EDITORIAL
    Prof Dr Constancio Machanguana (ESNEC/MOÇAMBIQUE)
    Prof Dr Ismar Borges Lima (UNIFESSPA/PA)
    Profa Dra Jorgeanny de Fátima Rodrigues Moreira (UFT/TO)
    Profa Dra Luana Nunes Martins de Lima (UEG/GO)
    Profa Dra Maísa França Teixeira (FACEG/UEG/GO)
    Profa Dra Nancy Ribeiro de Araújo e Silva (CEC-GO/FACLIONS)
  • NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

    Os textos submetidos à publicação deverão ter entre 12 e 18 páginas, ser escrito em letra arial 12, e arial 10 para citações com recuo. O texto deve seguir a seguinte estrutura:

    Título

    Nome completo dos autores

    Introdução

    A introdução é a parte inicial do texto em que devem constar os objetivos da pesquisa e os outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Nela, o assunto é apresentado como um todo, sem grandes detalhes. Trata-se de um recurso explicativo do autor para o leitor. Por isso, é importante que a introdução apresente a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa, o problema, a justificativa e uma breve apresentação dos capítulos ou tópicos do trabalho.

    A introdução trata-se de uma seção do trabalho, na qual deve figurar o indicativo numérico, conforme estabelece o item numeração progressiva da ABNT (NBR 6024:2012).

    Desenvolvimento

    É a parte principal e mais extensa do texto que aborda a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método adotado.

    Não existe um padrão definido para a estrutura do desenvolvimento, uma vez que ela depende muito da natureza do estudo e da lógica do próprio autor.

    A expressão “Desenvolvimento” não deve aparecer no texto, mas apenas os seus capítulos (seções primárias) e suas subseções (seções secundárias, terciárias quaternárias, até as seções quinárias).

    O referencial teórico, a metodologia e os resultados e discussões, (análise dos resultados), em regra, são as seções primárias observadas no corpo desta parte do trabalho.

    Considerações finais

    Compõem a parte final do texto, na qual se apresentam conclusões ou considerações finais apoiadas no desenvolvimento do assunto. É uma espécie de recapitulação sintética dos resultados obtidos, podendo apresentar possíveis sugestões com base na discussão dos dados coletados.

    A conclusão ou as considerações finais precisam ser correspondentes aos objetivos ou hipóteses do trabalho.

    Referências

    Segundo a ABNT (NBR 6023:2002), as referências são um elemento obrigatório em todo trabalho de natureza científica. Todo o material utilizado como fonte de pesquisa deve ser devidamente listado nas referências.

    Atenção: As referências incluem apenas a obras citadas ou referenciadas no corpo do trabalho. As obras que contribuíram para a elaboração do trabalho e que, porém, não foram citadas ou referenciadas, não entram na lista de referências.

    Na relação das referências, deve-se observar:
    o título REFERÊNCIAS deve aparecer centralizado, em letras maiúsculas e sem numeração;
    o título referências deve estar separado da lista de referências por dois espaços simples;
    o alinhamento da lista de referências deve ser feito somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por dois espaços simples (equivalente a um espaço duplo);
    devem ser apresentadas no tamanho 12 e com a mesma fonte utilizada no corpo do trabalho: Arial.
    o nome de um autor citado sucessivamente em diferentes obras, na mesma página, deve ser substituído por um traço sublinear equivalente a seis espaços e ponto ( _.).
    o recurso tipográfico (negrito), utilizado para destacar o título, deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. Isto não é válido para as obras sem indicação de autoria, pois elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, com exclusão de artigos e palavras monossilábicas.

    Lembre-se de que todos os documentos utilizados e citados no trabalho, inclusive a epígrafe, devem figurar na lista de referências.

    Os elementos essenciais das referências são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação. No entanto, há variações e complementos específicos para cada modelo.

    Condições para submissão:

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se comunicar no ato da submissão.

    O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    URLs para as referências foram informadas quando possível.

    O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em na página da Revista.

    Processo de Avaliação pelos Pares:

    Os artigos são encaminhados a dois relatores de renomado conhecimento do assunto. Os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação dos autores e em caso de pareceres contraditórios haverá submissão a um terceiro relator para o desempate;

    Os autores são responsáveis pelas ideias e conteúdo da sua publicação;


CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO