NOSSA HISTÓRIA


O CENBRAP - Centro Brasileiro de Pós-Graduação Ltda, foi constituído em março de 2009, por iniciativa do Professor Marcos Henrique Mendanha, médico, especialista em Medicina do Trabalho e advogado, professor de cursos de pós-graduação de Medicina do Trabalho, Perícias Médicas, Direito Médico, e Ergonomia.

No final da última década, os cursos de Pós-Graduação para a área médica já mostravam uma tendência de crescimento expressivo. No caso da Medicina do Trabalho, por exemplo, em 2002 o Conselho Federal de Medicina a incluiu no hall das Especialidades Médicas. Antes disso, porém, já havia previsão legal de se submeter todos os trabalhadores celetistas ao exame clínico do Médico do Trabalho, ocasionando um impulsionamento significativo da demanda por essa especialização em diversas cidades do País.

Visando atender a essa demanda crescente, principalmente em cidades de médio e grande porte no interior dos estados e algumas capitais mais longínquas dos grandes centros populacionais, o CENBRAP buscou operacionalizar, por meio de diversas parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES), cursos em diversas cidades.

Desde a sua constituição, a evolução da empresa foi notória. As duas primeiras turmas tiveram início em Goiânia/GO, em agosto de 2009: uma turma de Direito Médico e outra de Medicina do Trabalho. No semestre seguinte, fevereiro de 2010, formou-se duas turmas desses mesmos cursos em Brasília/DF, e uma turma de Medicina do Trabalho em Uberlândia/MG.

Com o contínuo sucesso e consequente aumento da sua participação no mercado educacional, a empresa ampliou a sua área geográfica de atuação regional para nacional e em junho e setembro do mesmo ano, respectivamente, o CENBRAP operacionalizou a primeira turma em Belo Horizonte/MG e Governador Valadares/MG e, em outubro, foi a vez de Belém/PA.

No ano seguinte, 2011, o CENBRAP estreou em São Paulo/SP, em 2012 em Campo Grande/MS e no Rio de Janeiro/RJ, já em 2013 nas cidades de Vitória/ES e Cuiabá/MT. Desde então, diversas outras turmas foram se formando nessas localidades e outras mais. Algumas cidades vêm replicando novas turmas. Novos mercados também surgiram como Fortaleza/CE (2014) e Ribeirão Preto (2015), dentre outros.

Novos cursos também foram empreendidos nesse período, como o curso de Pós-Graduação em Cardiologia, que aconteceu em Goiânia, o curso de Pós-Graduação em Psiquiatria e o curso de Pós-Graduação em Endocrinologia, que veem ganhado espaço nos últimos anos. O saldo atual é a presença em nove estados da federação, com mais de 70 turmas concluídas e 1800 alunos certificados.

Por conta de sua trajetória, o CENBRAP é respeitado e apreciado como instituição educacional com vocação para qualidade e inovação. Essa vocação se expandiu em 2017 para a proposta de abertura da Faculdade CENBRAP com o objetivo de ampliar seus horizontes para transformar novos sonhos em realidade. E, em 6 de setembro de 2018, por meio da Portaria nº 918, foi, oficialmente, credenciada a Faculdade CENBRAP.

Atualmente, a Faculdade CENBRAP possui dois cursos presenciais autorizados: de Gestão Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos (Portaria n° 622, de 14 de setembro de 2018). E, tem como foco atuar na graduação nas modalidades presencial e a distância.


MISSÃO


Oferecer uma educação pautada na excelência do corpo docente e nas atividades pedagógicas, e na franqueza e transparência no trato com nossos alunos, professores e fornecedores. Tornando as pessoas bem-sucedidas na vida pessoal e profissional, por meio do desenvolvimento de competências específicas e gerais, impactando desta forma na construção de uma sociedade mais ética, justa, inovadora e consciente.


VISÃO


Ser referência na oferta de cursos de graduação e pós-graduação de qualidade, com inserção local, regional e nacional, com um viés inovador, inclusivo, transparente e democrático. Buscando o exercício da crítica independente, a auto realização e a excelência na qualificação para o mercado de trabalho.


VALORES


Dentro dos princípios e crenças que servem como parâmetros para os critérios que definem os comportamentos, as atitudes e decisões de todas as pessoas que integram a Faculdade CENBRAP tem-se como prioridade a valorização e o respeito à diversidade ética, à promoção humana, à transmissão do conhecimento e à inclusão social. Deste modo, expressam os valores da Faculdade CENBRAP:

  • Responsabilidade Social;
  • Ética;
  • Seriedade;
  • Respeito;
  • Competência;
  • Transparência;
  • Credibilidade;
  • Verdade.


OBJETIVOS E METAS INSTITUCIONAIS


  1. Formar profissionais com habilidade de desenvolver reflexões críticas de natureza humana, social, ambiental e organizacional, aplicáveis às organizações, visando às potencialidades econômicas e sociais da região;
  2. Formar profissionais capazes de tomar decisões, sabendo lidar com as incertezas, com amplo domínio sobre a complexidade social e capazes de formular soluções para os problemas que se apresentam nos ambientes em que se inserem;
  3. Estabelecer relações interinstitucionais com a finalidade de contribuir para a formação dos acadêmicos;
  4. Desenvolver estudos nas áreas de abrangência da Faculdade, nos âmbitos organizacionais, estratégicos, qualitativos e quantitativos para o desenvolvimento de projetos e programas integrados com empresas e comunidade local;
  5. Desenvolver espírito empreendedor, criativo, disruptivo e inovador na busca de novos conhecimentos e atitudes transformadoras da realidade social;
  6. Preparar profissionais com senso de cidadania capazes de atuar na sociedade de forma consciente de suas responsabilidades sociais e éticas na promoção do bem comum;
  7. Promover e incentivar a participação de todos em uma gestão integrada e participativa das ações e políticas acadêmicas, comunitárias e administrativas;
  8. Incentivar e oferecer a formação continuada do corpo docente/tutor e técnico-administrativo;
  9. Consolidar a pós-graduação em nível Lato Sensu, inserida e comprometida com o atendimento às expectativas da educação continuada;
  10. Implementar atividades de extensão acadêmica e universitária por meio de programas, projetos e cursos com o intuito de atender as demandas acadêmicas e sociais da comunidade local;
  11. Buscar continuamente a excelência no ensino presencial e a distância;
  12. Adequar e ampliar a infraestrutura física e de equipamentos em função das atividades de ensino e extensão;
  13. Despertar o interesse de pessoas e empresas privadas pelos objetivos e qualidade de ensino da Faculdade CENBRAP;
  14. Estabelecer articulação com diversos setores da sociedade civil e entidades públicas e privadas;
  15. Pesquisar e estudar os problemas socioeconômicos da comunidade, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento regional e nacional, bem como para melhorar a qualidade de vida humana;
  16. Executar programas e projetos ligados à preservação do meio ambiente, dos recursos renováveis com foco na valorização do desenvolvimento sustentável;
  17. Promover, realizar e coordenar seminários, congressos, feiras, simpósios, convenções, workshops ou quaisquer outros tipos de eventos, para si própria ou para terceiros, inclusive para poderes públicos municipais, estaduais e federais;
  18. Proceder à criação de novos cursos presenciais, de acordo com demanda da região e da comunidade;
  19. Efetuar a ampliação da oferta de cursos à distância, de acordo com demanda mercadológica;
  20. Contribuir para o fortalecimento da solidariedade humana, através do cultivo dos valores educacionais, culturais, morais e cívicos com programas e projetos de responsabilidade social;
  21. Oferecer oportunidades de atualização nos campos de conhecimento e técnicas correspondentes aos cursos ministrados;
  22. Democratizar o conhecimento e a informação por meio da difusão pelas mídias, como modo de promoção da cidadania;
  23. Desenvolver cursos de extensão para a comunidade das unidades e polos da instituição.